O Ranking de Universidades Empreendedoras utiliza dados de pesquisas com estudantes, coleta de informações autodeclaradas pelas universidades e bases secundárias.
Estruturado em seis dimensões — Cultura Empreendedora, Inovação, Extensão, Internacionalização, Infraestrutura e Capital Financeiro —, o ranking avalia fatores que promovem o protagonismo acadêmico e o empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior.
O Ranking de Universidades Empreendedoras é desenvolvido por meio da coleta e análise de dados provenientes de três diferentes fontes. A primeira fonte é a pesquisa de percepção, que visa coletar a opinião dos discentes sobre as instituições. A segunda fonte é a coleta de informações autodeclaradas pelas universidades, realizada por meio dos embaixadores — alunos voluntários que registram os dados diretamente na nossa plataforma. Por fim, a terceira fonte consiste em dados de bases secundárias, complementando as informações já disponíveis.
Para estruturar o ranking, consultamos mais de 4.000 estudantes, que ajudaram a identificar as características que tornam uma Instituição de Ensino Superior (IES) mais empreendedora. Com base nas respostas, foram definidas seis dimensões fundamentais para a avaliação.
As dimensões de Cultura Empreendedora, Inovação e Extensão avaliam fatores que diretamente influenciam o nível de empreendedorismo de uma IES. Já as dimensões de Capital Financeiro, Infraestrutura e Internacionalização medem os meios e recursos, que proporcionam as melhores condições para o desenvolvimento do protagonismo acadêmico.